fbpx

Com mais de três mil chakras menores e sete grandes, nosso corpo é um sistema energético altamente organizado que responde a cada um de nossos pensamentos, sentimentos e imagens e ações interiores. Os chakras são diferentes em seus respectivos tamanhos, energia e movimento. Eles podem estar abertos ou mais ou menos bloqueados.

Os chakras estão em estreita conexão com o sistema nervoso. O sistema nervoso consiste no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), no sistema nervoso periférico e no sistema nervoso voluntário e involuntário. Assim, a abertura de nossos chakras também controla nossos órgãos, a absorção de estímulos e nossas possibilidades de percepção.

Através de nossos órgãos de percepção e de nossos chakras, estamos energicamente conectados ao nosso ambiente. Nós absorvemos as energias do nosso ambiente. Quanto mais abertos somos, mais energia pode fluir. Nossos chakras, como centros de energia do corpo, são importantes para a conexão com nosso ambiente e nosso próprio nível de energia.

Traumas e chakras

Lesões emocionais, dor, ansiedade, separações, trauma e sofrimento bloqueiam o fluxo de nossas energias vitais. Isso pode levar a doenças, dificuldades de relacionamento, depressão e impotência. Dependendo de quando ocorrem os distúrbios  seus efeitos tomam formas diferentes e mostram sintomas muito diferentes.

O fluxo de energia para quando as emoções vacilam, enquanto a energia do corpo se move dependendo da energia de nossas emoções. Traumas causam uma estagnação de nossos sentimentos e energias.

As constelações oferecem a oportunidade de resolver gradualmente os bloqueios em nossos centros de energia. A seguir, gostaria de dar uma breve visão dos diferentes chakras na plena consciência de que essas afirmações não são exaustivas. Elas são apenas uma introdução ao tópico de como os chakras podem ser sustentados através do trabalho da constelação.

O Primeiro Chakra: O Chakra Raiz ou Básico

O chakra raiz tem a cor vermelha e está localizado no assoalho pélvico. É direcionado com a sua abertura à terra. Desdobra-se aproximadamente do 1º ao 7º ano de vida. O primeiro chakra está associado à coluna, ossos, dentes, unhas, ânus, reto, intestino grosso, próstata, sangue e estrutura celular. As glândulas associadas são as glândulas supra-renais que produzem adrenalina e noradrenalina.

Através do chakra básico, estamos conectados à terra, também à mãe e à própria existência. Está ligado à família de origem, aos nossos pais, irmãos, avós ou outras pessoas que nos criaram.

Traumas de nascimento, perdas, traumas antes do nascimento ou durante os primeiros anos de vida e ainda traumas familiares podem ser grandes bloqueios e impedir que a criança se sinta bem-vinda e segura no mundo. Então a base é pesada desde o início; cautela e ansiedade, raiva e defesa tornam difícil para o pequeno coração abrir-se à vida com confiança.

Você pode optar por uma constelação familiar e agendar uma sessão comigo aqui .

O que mais você pode fazer para limpar e ativar o Primeiro Chakra?

Aterre-se, ande descalço: existem vários chakras pequenos nas solas dos dois pés. Você pode imaginar como essas raízes energéticas podem se formar e, através delas, absorver a energia do núcleo da Terra e guiá-la para o primeiro chakra. O primeiro chakra usa a energia da terra para manter a saúde física do seu corpo humano. 

O Segundo Chakra ou o Chakra Sacral

O segundo chakra fica no abdome inferior, logo abaixo do umbigo e tem a cor laranja. O segundo chakra, o chakra sacral, desenvolvido entre os 7 e os 14 anos de idade, é sobre o nosso envolvimento em um grupo, nossa família, pertencimento e segurança. É sobre nossos sentimentos, sobre nossa sensualidade e sexualidade. É o centro de emoções originais não filtradas, energias sexuais e poderes criativos.

Todos os traumas bloqueiam os sentimentos. Traumas existenciais, como violência, estupro e abuso, separações e perigo à vida e aos membros, têm um efeito bloqueador em todos os chakras, mas especialmente no Segundo Chakra. O fluxo da vida é drasticamente perturbado.

E não apenas através de situações que experimentamos a nós mesmos. Traumas familiares, que aconteceram com outros membros no sistema familiar, os antepassados, costumam ter o mesmo efeito na geração seguinte. Pesquisas epigenéticas mostraram que traumas, especialmente aqueles de terríveis experiências de guerra, são transmitidos através de gerações.

Um mau funcionamento do chakra sacral também pode ter sua origem na puberdade. As forças sexuais que despertam podem provocar uma forte insegurança que pode levar à negação e rejeição da sexualidade e ao próprio potencial criativo.

Diferentes formas de cura são possíveis. As formações são uma maneira maravilhosa. Se nos sentimos seguros, pertencentes, protegidos, novas imagens de cura interior deixam o fluxo da energia da vida fluir de volta para o corpo. Os sentimentos retornam à sua vivacidade original e o corpo pode reabrir para alegria, toque e sexualidade.

Você pode optar por uma constelação familiar e agendar uma sessão comigo aqui .

O que mais você pode fazer para limpar e ativar o Segundo Chakra:

Renunciar à culpa, dar espaço a todas as emoções. Dê a si mesmo experiências alegres. Experiências na natureza (a luz da lua, especialmente a lua cheia e o contato com água limpa).

O Terceiro Chakra ou o Plexo Solar

O terceiro chakra na cor amarelo ou dourado está conectado à região lombar, à cavidade abdominal, ao sistema digestivo, ao estômago e ao fígado, ao baço e à vesícula biliar e ao sistema nervoso autônomo. Além disso, o terceiro chakra recebe o pâncreas e o fígado.

O terceiro chakra, o plexo solar (juventude), é sobre autonomia. Sentir-se como uma personalidade autodeterminada com possibilidades de ação e limites próprios. Agora, a consciência de si mesmo está se desenvolvendo. Ter um desenvolvimento saudável e auto-suficiente pode criar uma base maravilhosa para a auto-aceitação, o amor próprio e a autoconfiança saudável. A grande questão aqui é: quem sou eu? Quais são minhas possibilidades, objetivos, visões, presentes? 

Você pode optar por uma constelação familiar e agendar uma sessão comigo aqui .

O Quarto Chakra ou o Chakra do Coração

No quarto chakra, o chakra do coração, estamos agora no coração. O quarto chakra está associado à cor verde, o coração, a parte superior das costas com o tórax e a cavidade torácica, a área inferior do pulmão, o sangue e a circulação sanguínea e a pele e a glândula timo. A glândula timo controla o sistema linfático e fortalece o sistema imunológico.

Agora, como um jovem adulto (entre 21 e 28 anos), temos uma grande necessidade de se reconectar com os outros, mas de uma maneira totalmente nova. Somente quando temos certeza de nós mesmos podemos nos abrir para outro eu e tudo o que nos rodeia. Nos conectando com o céu e a terra, com outras pessoas e seres.

Não pela necessidade da infância, porque não podemos sobreviver sem os outros, mas agora pela necessidade de compartilhar nosso amor, de doá-lo de uma nova maneira. Isso nos dará a necessidade de reabrir a nós mesmos e as experiências de dar e receber, amar e ser amado, para viver em toda a sua profundidade.

Se tudo correu perfeitamente nas primeiras décadas de vida, acontece como se por si só, mas a vida não passa sem ferimentos. Se eles não são tão sérios, a vida os cura. Mas uma grande escassez, separações dolorosas e grandes lesões e perigos físicos e emocionais podem afetar a bioquímica e o mundo da experiência, de modo que o coração em cautela, medo ou ressentimento se contraia fortemente, construa um muro de proteção e permaneça nesse estado. Traumas familiares também podem ser uma causa.

Você pode optar por uma constelação familiar e agendar uma sessão comigo aqui 

O quinto chakra ou o chakra laríngeo

O Quinto Chakra (cor azul claro) é o centro de comunicação e está localizado entre o pescoço e a laringe. Surge da coluna cervical. Está associado à área do pescoço, pescoço e mandíbula, ouvidos, voz, traquéia, brônquios, pulmão superior, esôfago, braços e glândula tireóide.

Muitos ferimentos emocionais estreitam e bloqueiam o Quinto Chakra. Eles quebram nossas vozes, prendemos a respiração, não damos uma palavra, mordemos os dentes, engolimos ferimentos que nos prejudicam. A conexão da cabeça ao corpo é perturbada. Isso leva a ações impensadas, porque os sentimentos não podem ser considerados ou os sentimentos são intelectualizados pela mente. Ambos não permitem o fluxo de energias e totalidade.

Constelações familiares também são uma maneira salutar de ativar o Quinto Chakra. Eles mostram dinâmicas que estão ocultas por trás dos sintomas e do comportamento e são difíceis de entender. Sobre o que você ou alguém da sua família conversou? O que é indizível? Quais sentimentos ou segredos de família não devem ser mencionados pelo nome? Onde há culpa, autores e vítimas? O que aconteceu com coisas inéditas e indizíveis em sua família? O que deve ser excluído da memória para sempre?

Você pode optar por uma constelação familiar e agendar uma sessão comigo aqui .

O sexto chakra ou o chakra frontal

O sexto chakra (cor azul índigo, violeta) também é chamado de terceiro olho e está localizado com um dedo na ponte do nariz, no meio da testa. São todos os sentidos, na forma da percepção sobrenatural, bem como o rosto, olhos, nariz, ouvidos, seios, cerebelo e sistema nervoso central, bem como a glândula pituitária (hipófise), que controla a função de todas as glândulas.

Aqui está a sede de todos os processos da consciência. A maioria dos pensamentos que determinam nossas vidas é controlada por nossos padrões emocionais não redimidos. Os pensamentos emocionais dominam nossas ações e criam nossa realidade subjetiva.

E aqui estamos de volta aos cinco chakras descritos anteriormente. Porque nossas emoções da infância, a juventude e os anos posteriores somente permitirão um pensamento claro quando as emoções que guiam nosso pensamento estão livres de trauma, emaranhamento e dor persistente.

Você consegue reconhecer como e o que pensa? Que sentimentos fazem surgir esses pensamentos? Como você se sente sobre si mesmo, sobre seus pais, irmãos, parceiro e filhos? O que você pensa sobre seu trabalho, seus colegas, suas finanças, sua saúde, o significado de suas ações? Seus pensamentos são claros e capazes de discernimento claro?

Se você se sentir sobrecarregado com pensamentos estressantes, faça uma declaração. Quando emoções e dinâmicas subjacentes se tornarem aparentes, seu pensamento será mais claro, mais livre, mais feliz, grato e mais significativo.

Você pode optar por uma constelação familiar e agendar uma sessão comigo aqui .

O Sétimo Chakra ou o Chakra da Coroa

O sétimo chakra está no ponto mais alto do meio da nossa cabeça e se abre. Tem a cor violeta, também branca e dourada e está conectada com o cérebro e a glândula pineal (epífise).

Eu gostaria de mencionar o chakra da coroa aqui apenas por uma questão de completude, mas não há relação direta com o trabalho da constelação. No sétimo chakra, não há bloqueios no verdadeiro sentido, ele só pode ser mais ou menos desenvolvido.

O que você pode fazer: meditação.  A música para o chakra da coroa é o silêncio.

Se você gostaria de ter experiências de cura para apoiar seu coração com amor, então considere agendar uma sessão comigo aqui .

Desejo-lhe um tempo amoroso, claro, bonito e significativo.
Tudo de bom para você.

Com Amor,

Patrícia Costa

Adicione um comentário

Pin It on Pinterest

Share This

COMPARTILHE

Compartilhe este post com seus amigos!