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Você já chegou a um destino tão esperado apenas para descobrir que suas meias estavam desfiadas, seu vestido estava manchado de espirros de pasta dental e sua carteira estava quietamente sentada em sua mesa da sala de jantar exatamente onde você erradamente a deixou?

Isto é o que sentem profissionais de marketing e empresários que mergulham no mercado de influenciadores sociais, afundando o pescoço em laboriosas pesquisas, cálculos tediosos, complexos documentos legais e e-mails sem resposta.

De acordo com o eMarketer , um estudo de maio de 2015 realizado pela Schlesinger Associates revelou que, embora 81% dos profissionais de marketing pesquisados ​​em todo o mundo dissessem que estavam felizes com suas campanhas de engajamento de influenciadores, 75% disseram que identificar os influenciadores corretos era seu maior desafio.

As marcas reconhecem o enorme potencial que os influenciadores podem ter em suas empresas. Mas, uma vez que mergulham, também descobrem o quão difícil pode ser encontrar e se conectar com as pessoas certas.

Embora identificar e se envolver com influenciadores pode ser uma tarefa árdua, não é impossível, especialmente se você tem as ferramentas e conhecimentos certos.

Continue aqui e você vai conhecer as quatro etapas que eu recomendo para encontrar e envolver os influenciadores certos que poderão impulsionar sua marca e suas vendas de maneira significativa.

1. Identificando influenciadores

O mercado define influenciadores de diferentes maneiras, mas geralmente essas pessoas se vangloriam em qualquer lugar na casa de 1.000 a 100.000 seguidores on-line.

Embora possa parecer que encontrar influenciadores é mais fácil do que se conectar com alguém tão popular como Taylor Swift, é realmente muito mais difícil.

Pode ser tedioso pentear milhares de perfis no Instagram, um por um, calculando as taxas de engajamento, pesquisando demografia e comentários de cada postagem.

Sim, requer algum trabalho, mas, seu esforço não será em vão.

Influenciadores são eficazes porque seus interesses são muitas vezes específicos e seus públicos estão envolvidos. Influenciadores também são vistos como autênticos por seus seguidores.

Aqui estão três estratégias para encontrar relevantes influenciadores, especialmente para o seu mercado:

a) pesquise seus fãs/seguidores

Quem segue você no Instagram? Quem curte seus posts no Facebook? Pesquise seus fãs sociais e selecione qualquer um que tenha um compromisso decente e envolvimento freqüente em seus perfis.

b) personas

Onde seus consumidores alvo irão descobrir mais sobre seus produtos?

Descubra os sites que seus clientes são mais frequentes e procure perfis semelhantes. Pesquise também usando hashtags com marca ou produto.

c) bloggers

Segundo pesquisas, mais de 86% dos influenciadores têm um blog e 52% operam vários blogs (de 2 a 5).

Use o Google para encontrar blogueiros influentes em seu mercado e realize uma pesquisa com palavras-chave para blogs relacionados. Por exemplo, se você vende salada no pote no Rio de Janeiro, sua pesquisa pode parecer com algo assim:

Substitua “salada no pote” com sua palavra-chave específica da marca e adicione sua localização ou retire se sua marca não é específica de uma localidade.

2. Filtre seus resultados

Depois de reunir uma lista de potenciais influenciadores, o próximo passo do processo de identificação é filtrá-los através de vários critérios.

Embora existam muitos critérios que você pode usar, aqui estão três importantes para começar:

  • Um alto nível de engajamento por posto

Um potencial influenciador poderia ter 10.000 Instagram seguidores, mas se seus posts recebem apenas alguns comentários e ações, você pode querer passar aquele. Procure um grande número de gostos, comentários e respostas.

  • Produtos relacionados

Se você está na indústria de alimentos saudáveis, mas o seu potencial influenciador faz publicações diárias de café e Donuts, isso pode não ser uma grande parceria. Assegure-se de que os interesses do influenciador estão alinhados com a sua marca.

  • Demografia

Analise os dados demográficos dos potenciais influenciadores e combine-os com os dados demográficos dos seus públicos-alvo. Provavelmente será difícil adquirir pontos demográficos sem conhecer essas pessoas, mas reunir o máximo possível de dados. Quanto mais alinhado o influenciador estiver com sua marca demográfica, mais bem sucedida sua campanha será.

3. Engage… mas tenha cuidado

Você encontrou alguns possíveis influenciadores digitais, e agora?

Engajar influenciadores potenciais pode ser complicado, especialmente se eles nunca ouviram falar de sua marca.

Uma das melhores maneiras de obter a atenção de um influenciador é envolver-se com ele em seus sites sociais primeiro e, em seguida, enviar-lhes um e-mail.

Além disso, envie-lhes uma mensagem no site social onde você os encontrou e deixe-os saber que você enviou um e-mail. Se depois de mais alguns follow-ups você não ouvir nada de volta, pode ser hora de seguir em frente.

Se você não tiver sucesso, desenvolva relacionamentos mais próximos com os influenciadores antes de entrar em contato por e-mail e mensagens.

4. Avalie o desempenho

Além de encontrar, captar e fidelizar influenciadores digitais potenciais, é importante que você metrifique tudo. Estabeleça os critérios de metrificação e meça o custo por engajamento. Cada influenciador deve ter um valor, para que você possa compará-los e apontar quais resultarão num maior ROI para cada campanha.

Veja alguns critérios para você medir a importância de um influenciador digital em relação ao engajamento:

  • Cliques para marcar URL’s
  • Comentários
  • Retweets
  • Número de seguidores
  • Número de seguidores de seguidores

O cruzamento desses dados com critérios como constância de publicação e volume de interação com cada postagem dá pistas mais sólidas do alcance real de um comunicador.

O importante é você ter uma imagem clara de como cada influenciador pode afetar positivamente o seu ROI.

Se você quer um aplicativo que faça isso para você, a empresa Stilingue oferece algumas soluções que valem a pena conhecer.

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