As pessoas vaidosas são incapazes de se calar.
Vocês já repararam que as empresas só ligam para você te convidando para um café, um chá, um coquetel na inauguração ou no lançamento de produtos? E sempre que te chamam você percebe o interesse velado em vender alguma coisa? Você tem o hábito de convidar seus clientes para tomarem um café com você, sem nenhum interesse em vender seus produtos ou serviços a ele?
Eu quero te propor um desafio. Liste 10 formadores de opinião do seu negócio e convide-os para conhecer o seu trabalho, sua loja, seu escritório, tomar um café, bater papo. Faça isso individualmente. Serão 10 mini eventos, em dias diferentes.
Ofereça algo gratuito para essas pessoas. Se você tem uma confeitaria, produza cupcakes personalizados, que representem essas pessoas. Se você tem uma loja de moda, promova um ensaio fotográfico na loja, contrate um fotógrafo, um maquiador, tire muitas fotos e presenteie o convidado com algumas delas. Depois peça a autorização de imagem para você postar as fotos nas redes sociais.
– Mas afinal quem são os formadores de opinião do meu negócio?
São as pessoas que tem a ver com seu público alvo. Mas, basicamente, os formadores de opinião possuem três características:
a) São pessoas que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas.
b) Têm competência para falar sobre um assunto específico.
c) São copiadas por outras pessoas.
Alguns exemplos de formadores de opinião:
→ Uma professora primária, um professor universitário, são importantes formadores de opinião cultural e política, muitos estudantes adquirem na universidade informações que irão formar a suas opiniões políticas e culturais que em muitos casos se tornam convicções.
→ Um craque de futebol diferenciado é um formador de opinião e influência as crianças a serem torcedores do time para o qual ele joga.
→ Uma ativista feminista com sua atuação junto a sociedade pode modificar a conduta pessoal de muitas mulheres alterando a opinião delas com respeito a assuntos como aborto, uso de camisinha, liberdade sexual, etc.
→ Um esportista famoso ao aparecer na televisão consumindo um determinado produto cria em muitas pessoas o desejo de também consumir aquele determinado produto.
→ Um político popular, um apresentador de TV famoso, um colunista de jornal conhecido, um arquiteto renomado, um compositor de sucesso, um nadador ganhador de medalha de ouro nas Olimpíadas, um campeão mundial de Fórmula 1, e todas as pessoas que de alguma forma conseguiram destaque na sociedade, podem alterar a opinião e a conduta das pessoas nos mais diversos assuntos, por isso são chamados de “formadores de opinião”.
Se seu negócio for local, você deve fazer uma lista com os 10 formadores de opinião da sua cidade. Se sua cidade for muito grande faça uma lista do seu bairro.
– E se eles não aceitarem o meu convite?
Ora, você deve ser capaz de persuadí-los. Afinal, você é bom de vendas ou não é? Lembro-me de um desafio que me foi proposto. Eu tinha que organizar um evento para os 20 maiores clientes da empresa. Todos moravam em Estados diferentes. Todos deveriam chegar no mesmo dia na cidade do evento. Todos eram CEO’s ou executivos das maiores empresas do setor. Fazê-los sair da rotina e viajar de 500 a 1500 km de distância para ver o lançamento de um produto.
Imagina de aceitariam.
Claro que…. sim.
Sabem como fiz para convencê-los?
Convidei as esposas. Enviei flores com um convite personalizado, convidando para um final de semana na Pousada do Rio Quente Resorts.
Lembre-se: Clientes são pessoas. Pessoas têm sentimentos. Somos movidos a sentimentos. Amor, ódio, raiva, satisfação, orgulho, desejo, felicidade, egoísmo, estima. Considere que a maioria das pessoas gostam e desejam ser tratadas com exclusividade. Gostam de saber que são especiais. Tire proveito disso!
Faça seus clientes formadores de opinião especiais.
Eles vão contar.
Eles vão mostrar.
Porque a maioria deseja ser copiada. A maioria quer ser reconhecida como importante. É a fogueira das vaidades. As pessoas vaidosas são incapazes de se calar. O resto necessita de uma referência ao decidir por uma marca.
A vaidade, grande inimiga do egoísmo, pode dar origem a todos os efeitos do amor pelo próximo.
– Paul Valéry
Se você ainda tem alguma minimazinha dúvida sobre o que oferecer gratuitamente aos seus clientes formadores de opinião, leia o post Você está fazendo xixi no mar de mesmice?
Agora eu quero saber…
Que ideia diferentona você teve para oferecer aos seus clientes formadores de opinião?
Ou
Qual foi a sua dificuldade?
Escreva um comentário abaixo e deixe-me saber.
Compartilhe o máximo de detalhes possível, porque a sua história pode dar a alguém exatamente o que ela precisa para viver mais plenamente.
Com amor,
Pat